O mestre padeiro e cervejeiro de Kulmbach, Johann Peter Ruckdeschel, lançou as bases para a empresa IREKS em 1856 com a construção de uma maltaria e cervejaria. Muita coisa mudou desde então, mas preservamos e continuamos com o espírito pioneiro do fundador de nossa empresa. Ainda hoje o nome da empresa, de propriedade 100% familiar, está indissociavelmente ligada ao fundador:
IREKS = Johann Ruckdeschel et Söhne, Kulmbach
A IREKS sempre esteve em busca de novas ideias para apoiar os negócios de panificação e cervejaria. Com a invenção da "Ruckdeschel's Milliose" em 1900, o filho do fundador da empresa, Johann Andreas Ruckdeschel, criou a base para o desenvolvimento da divisão de ingredientes para panificação. O primeiro melhorador de panificação diastático à base de malte tornou-se um marco no comércio de panificação.
Outro marco foi a fundação do “Instituto IREKS de Ciências da Panificação”, que abordou os desafios enfrentados pelas padarias e desenvolveu novas ideias para otimizar os processos de trabalho. Paralelamente, a IREKS estabeleceu um serviço de atendimento abrangente ao cliente. Uma parte disto foi o jornal comercial “O pequeno guia do padeiro”, que foi publicado pela primeira vez em 1927.
Com a invenção da FERTIGSAUER, a IREKS revolucionou o processo de produção de pão. A gestão anteriormente comum de sourdoughs em padarias sob condições variáveis levou a fortes flutuações na qualidade dos produtos de panificação. O novo produto IREKS, por outro lado, garantiu imediatamente uma alta qualidade consistente graças a bactérias fermentadoras cuidadosamente selecionadas e sua propagação em condições ideais. As vantagens do produto foram comunicadas já nessa altura sob a forma de um filme impressionante com as suas próprias demonstrações.
Na IREKS, a década de 1950 foi marcada pela expansão e modernização. Em 1954, por exemplo, foi construída uma padaria para oferecer treinamento técnico, assessoria aos clientes e ao pessoal do serviço de campo, e ainda foram realizados investimentos em instalações de produção de última geração na expansão das maltarias.
Já em 1970, a IREKS abastecia mais de 20 mercados estrangeiros. Com a fundação de subsidiárias na Itália e na França, a rede internacional foi significativamente fortalecida. Nos anos seguintes, a importância dos negócios estrangeiros continuou a aumentar e novas localizações internacionais foram criadas.
Em 1971, a IREKS desenvolveu a série MELLA para confeitaria – uma marca guarda-chuva que, especialmente na Alemanha, ainda forma o suporte em torno de nossa crescente linha de confeitaria.
Cerca de dez anos depois, a IREKS comercializou a primeira mistura para panificação: SOJA-MIX. Permitiu que as padarias produzissem uma variedade de produtos de panificação individuais a partir de uma única composição de matérias-primas.
A década de 1990 foi marcada pelo desenvolvimento do nosso negócio no Leste da Europa! Com a fundação da OOO IREKS na Rússia em 1998, a IREKS consolidou sua posição de mercado na Europa Oriental. Com localizações adicionais na Polônia, República Tcheca, Eslováquia, Hungria, Romênia, Croácia e Sérvia, os países do Leste e Sudeste da Europa estão entre os mercados mais importantes para o grupo de empresas.
Em 1998, a nova produção de ingredientes para panificação entrou em operação na sede em Kulmbach. O sistema de mistura de batelada autônomo e totalmente automático combina as tecnologias mais recentes com os mais altos padrões de segurança e qualidade. Com essa tecnologia, a IREKS está bem equipada para atender às demandas cada vez maiores de gerenciamento, rastreabilidade e individualização de alergênicos.
No início dos anos 2000, a IREKS intensificou suas atividades na América do Sul e abriu uma filial no Brasil junto com a Cooperativa Agrária Agroindustrial. Em 2011, a IREKS expandiu ainda mais sua posição de mercado na Rússia com a aquisição do Grupo TRIER. Subsidiárias na China, Canadá e Malásia foram criadas nos anos seguintes. A presença internacional do grupo de empresas está em constante desenvolvimento.
Flexível, automatizada, com economia de recursos – a nova cervejaria na sede em Kulmbach entrou em operação em 2019. Atualmente são produzidos extratos de malte e sourdoughs líquidos, que não apenas impressionam por suas valiosas propriedades tecnológicas, mas também contribuem para a qualidade única dos produtos de panificação com seus diversos aromas.
Com o novo prédio da academia de panificação e do centro técnico na sede em Kulmbach, a IREKS cria um ponto de encontro para a indústria. Mas o IREKS Campus não só permite a transferência de conhecimento, troca e networking no local, mas também online! Como uma plataforma digital de informações e seminários, o IREKS eCampus oferece uma variedade de ofertas.